Bijuterias artesanais em alta
Um ótimo presente
A palavra Bijuteria vem do francês Bijou e significa Joia. Bijuteria ou bijouterie são anéis, brincos, broches, pingentes, alfinetes e pulseiras feitos a partir de materiais considerados “não nobres”, como plástico, pedras preciosas sintéticas, lãs, linhas, tecidos, capim dourado, folha de bananeira, entre outros.
No entanto, isso não quer dizer que uma bijuteria não tenha seu valor. Elas possuem valor estético e decorativo. E ainda a compra e a venda mostram o quanto movem de lucro. Lembrando que as técnicas usadas para criar bijuterias é muitas vezes igual a da criação de joias tradicionais, apenas alterando o material empregado.
Algumas bijuterias são feitas apenas com arame e um alicate, como os adereços para seus dedinhos. São anéis tão fáceis de fazer, que você vai querer um monte deles. Para aprender, não tem segredo. Apenas siga um bom passo a passo ou dicas para poder criar também com mais facilidade. Verifique o arame e as pedras a serem empregados na peça e mãos à obra!
Você sabia que também é possível imitar renda costurando miçangas? Você já deve ter se deparado com tais modelos superdelicados que são apreciados tanto pelas admiradoras de moda vintage como pelas que apreciam cristais.
A mesma técnica que poderá ser usada para os anéis também servirá para pulseiras e colares. Tudo vai depender do quanto a sua dedicação e criatividade estarão em constante ebulição.
Outro exemplo: os anéis de cristal em geral são bijuterias onde se usa a técnica do entrelaçamento. E isso poderá ser aproveitado em outros tipos, como colares, pulseiras, pingentes, broches e brincos.
A dificuldade na montagem acontece quando você ainda não domina bem a técnica. Por isso, vá aprendendo as principais técnicas do entrelaçamento antes de se arriscar em modelos mais elaborados.
Também é recomendável um pouco de paciência para trabalhar com contas pequenas, como as miçanguinhas usadas entre os cristais, e ainda ter uma visão bem aguçada, afinal, algumas peças são tremendamente minúsculas.
O cristal swaroviski tem sido muito apreciado na elaboração de bijuterias e isso acrescenta um valor maior a cada peça finalizada.
Mas não se esqueça de que o acabamento de uma bijuteria deve ser sempre muito bem feito e trabalhado detalhadamente. O grau de dificuldade de cada acabamento vai depender do tipo de material empregado na confecção.
Por esse motivo, sempre procure utilizar as peças corretas para que o seu trabalho seja valorizado e tenha uma ótima apresentação. E possa ser reconhecido no mundo artesanal, uma vez que a concorrência tem se aprimorado a cada dia que passa.
Se você está em dúvida sobre o presente que deve dar para uma mulher, procure uma loja de bijuterias e veja a gama que elas apresentam. Assim, sua(seu) namorada(o) ganhará um presente bem peculiar, de valor inestimável!
Autora: Marcela de Baumont
Via: Baumont Artisanat